quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

SAÚDE E BEM ESTAR


Saúde!
20/02/2014 10h28 - Atualizado em 20/02/2014 10h28
Fazer xixi após a relação sexual pode diminuir o risco de infecção urinária
Bem Estar desta quinta-feira (20) falou sobre a saúde íntima da mulher.

Programa explicou ainda riscos para a saúde de fazer xixi na rua; entenda.

Do G1, em São Paulo
Comente agora
Poucas mulheres gostam de falar sobre o assunto, mas a grande maioria delas sente ou já sentiu ardência ou dor na região genital. Entre as principais causas desse desconforto, está a infecção urinária, mais comum nas mulheres por causa do tamanho da uretra feminina, menor que o da uretra masculina, o que facilita a chegada da bactérias na bexiga, como explicaram o ginecologistaJosé Bento e o urologista Leonardo Lima Borges no Bem Estar desta quinta-feira (20).
Uma das maneiras de diminuir o risco de infecção é fazer xixi logo após a relação sexual, para "lavar" a uretra e eliminar as bactérias que possam ter entrado. Segundo os médicos, segurar o xixi por muito tempo é um fator de risco para infecção, assim como a baixa imunidade, o atrito na relação sexual e a gravidez.

Fora esses fatores, a infecção urinária pode ser provocada ainda por outras infecções, como a candidíase, causada por fungos. Ela acontece quando a mulher está fraca ou usa biquíni ou roupas molhadas por muito tempo, como explicou a infectologista Rosana Richtmann na reportagem da Natália Ariede. Assim como a infecção urinária, ela também pode causar ardência na região genital e, por isso, em qualquer caso de incômodo, é fundamental procurar um médico.http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/02/fazer-xixi-apos-relacao-sexual-pode-diminuir-o-risco-de-infeccao-urinaria.html
Em relação à dor na relação sexual, o ginecologista José Bento explica que ela pode acontecer na entrada ou no fundo da vagina. Se for na entrada, por ser que seja uma inflamação do músculo do períneo, a contração inconsciente do períneo durante a relação, infecção genital ou a bartolinite, inflamação em glândulas na região vaginal. Já se a dor for no fundo da vagina, pode ser sintoma de endometriose, mioma, cisto no ovário ou ferida no colo do útero.
No início da vida sexual, inclusive, quando a frequência das relações geralmente é maior, pode ser que essas infecções sejam ainda mais comuns. Seja como for, é fundamental procurar um médico para investigar já que a relação sexual deve ser um momento de prazer e não de dor, como alertou o ginecologista.
Qual o risco de fazer xixi na rua?

Se você está com vontade de urinar, mas não tem banheiro por perto, é melhor procurar por um do que usar a rua para isso. Nessa época de Carnaval, principalmente, existem muitos homens que aproveitam muros e esquinas de todo o país para fazer xixi, sem nem se preocupar em lavar as mãos depois.

Segundo o urologista Leonardo Lima Borges, o xixi humano é estéril e, em geral, não tem bactéria. Mas em algumas situações, ele pode dar problemas – de acordo com uma pesquisa feita no Rio de Janeiro, a água do chuveirinho de dez praias está contaminada por amônia e fosfato, substâncias presentes na urina humana. Quando esses dois compostos ficam na água por muito tempo, eles favorecem a proliferação de bactérias, que vão se desenvolvendo ali.
Ou seja, quando outras pessoas vão tomar banho na praia, podem receber essa água contaminada e ter riscos à saúde. No entanto, se o chuveirinho recebe água tratada e não do poço, claro que o problema não acontece – por isso, a dica é sempre procurar saber de onde vem a água antes de tomar uma ducha na praia, como alertaram os médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário