COMUNIDADE IMACULADA CONCEIÇÃO

UM BLOGUE PARA TRATAR DE ASSUNTOS DIVERSOS, PRINCIPALMENTE SOBRE A IGREJA.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014


http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/02/como-evitar-infeccao-urinaria-dor-e-ardencia-genital-envie-perguntas.html
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PLANEJAMENTO

PLANEJAMENTO - 2014/2015

Nossa Comunidade, com sua vocação natural de Partilha e Oração pelos Pobres e desfavorecidos. mas uma vez comemora em seu planejamento a participação das novas coordenações dos Grupos e Movimentos, e também comemora uma nova Coordenação e Inédita. trata-se da menos provável tríade até bem pouco tempo, mas hoje é uma realidade, graças ao crescimento espiritual da nossa Comunidade nos últimos 4 anos.

SEMANA SANTA

A Vigília Pascal

Escrito por Pedro. Publicado em Catequese

O simbolismo fundamental da celebração litúgica da Vigília é o de ser uma "noite clara", ou melhor «a noite que brilha como o dia e a escuridão é clara como a luz»

Na noite, em que Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja convida os seus filhos a reunirem-se em vigília e oração. Na verdade, a Vigília pascal foi sempre considerada a mãe de todas a vigílias e o coração do Ano litúrgico. A sensibilidade popular poderia pensar que a grande noite fosse a noite de Natal, mas a teologia e a liturgia da Igreja adverte que é a noite da Páscoa, «na qual a Igreja espera em vigília a Ressurreição de Cristo e a celebra nos sacramentos» (Normas gerais sobre o Ano litúrgico, 20). No texto do Precónio pascal, chamado o hino “Exsultet” e que se canta nesta celebração, diz-se que esta noite é «bendita», porque é a «única a ter conhecimento do tempo e da hora em que Cristo ressuscitou do sepulcro! Esta é a noite, da qual está escrito: a noite brilha como o dia e a escuridão é clara como a luz». Por isso, desde o início a Igreja celebrou a Páscoa anual, solenidade das solenidades, com um vigília nocturna.

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A celebração da Vigília pascal articula-se em quatro partes: 1) a liturgia da luz ou “lucernário”; 2) a liturgia da Palavra; 3) a liturgia baptismal; 4) a liturgia eucarística.

1) A liturgia da luz consiste na bênção do fogo, na preparação do círio e na proclamação do precónio pascal. O lume novo e o círio pascal simbolizam a luz da Páscoa, que é Cristo, luz do mundo. O texto do precónio evidencia-o quando afirma que «a luz de Cristo (...) dissipa as trevas de todo o mundo» e convida a «celebrar o esplendor admirável desta luz (...) na noite ditosa, em que o céu se une à terra, em que o homem se encontra com Deus!».

2) A liturgia da Palavra propõe sete leituras do Antigo Testamento, que recordam as maravilhas de Deus na história da salvação e duas do Novo Testamento, ou seja, o anúncio da Ressurreição segundo os três Evangelhos sinópticos, e a leitura apostólica sobre o Baptismo cristão como sacramento da Páscoa de Cristo. Assim, a Igreja, «começando por Moisés e seguindo pelos Profetas» (Lc 24,27), interpreta o mistério pascal de Cristo. Toda a escuta da Palavra é feita à luz do acontecimento-Cristo, simbolizado no círio colocado no candelabro junto ao Ambão ou perto do Altar.

3) A liturgia baptismal é parte integrante da celebração. Quando não há Baptismo, faz-se a bênção da fonte baptismal e a renovação das promessas do Baptismo. Do programa ritual consta, ainda, o canto da ladainha dos santos, a bênção da água, a aspersão de toda a assembleia com a água benta e a oração universal. A Igreja antiga baptizava os catecúmenos nesta noite e hoje permanece a liturgia baptismal, mesmo sem a celebração do Baptismo.

4) A liturgia eucaristica é o momento culminante da Vigília, qual sacramento pleno da Páscoa, isto é, a memória do sacrifício da Cruz, a presença de Cristo Ressuscitado, o ápice da Iniciação cristã e o antegozo da Páscoa eterna.

Estes quatro momentos celebrativos têm como fio condutor a unidade do plano de salvação de Deus em favor dos homens, que se realiza plenamente na Páscoa de Cristo por nós. Por consequência, a Ressurreição de Cristo é o fundamento da fé e da esperança da Igreja.

Gostaria de destacar dois elementos expressivos desta solene vigília: a luz e a água.

A Vigília na noite santa abre com a liturgia da luz, evocando a ressurreição de Cristo e a peregrinação de Israel guiado pela coluna de fogo. A liturgia salienta a potência da luz, como o símbolo de Cristo Ressuscitado, no círio pascal e nas velas que se acendem do mesmo, na iluminação progressiva das luzes da igreja, ao acender das velas do altar e com as velas acesas na mão para a renovação das promessas baptismais. O símbolo mais iluminador é o círio, que deve ser de cera, novo cada ano e relativamente grande, para poder evocar que Cristo é a luz dos povos. Ao acender o círio pascal do lume novo, o sacerdote diz: «A luz de Cristo gloriosamente ressuscitado nos dissipe as trevas do coração e do espírito» e depois apresenta o círio como «lumen Christi=a luz de Cristo». Quando alguém nasce, costuma-se dizer que «veio à luz» ou que «a mãe deu à luz». Podemos, por isso dizer que a Igreja veio à luz na Páscoa de Cristo. De facto, toda a vida da Igreja encontra a sua fonte no mistério da Páscoa de Cristo.

A água na liturgia é, igualmente, um símbolo muito significativo. «A água é rica de mistério» (R. Guardini). Ela é simples, pura, limpa e desinteressada. Símbolo perfeito da vida, que Deus preparou, ao longos dos tempos, para manifestar melhor o sentido do Baptismo. A oração da bênção da água faz memória da acção salvífica de Deus na história através da água. Com efeito, a água é benzida, para que o homem, criado à imagem e semelhança de Deus, «no sacramento do Baptismo seja purificado das velhas impurezas e ressuscite homem novo pela água e pelo Espírito Santo». Na tradição eclesial, a fonte baptismal é comparada ao seio materno e a Igreja à mãe que dá à luz

O simbolismo fundamental da celebração litúrgica da Vigília é o de ser uma “noite clara”, ou melhor «a noite que brilha como o dia e a escuridão é clara como a luz». Esta noite inaugura o “Hodie=Hoje” da liturgia, como se tratasse de um único dia de festa sem ocaso (o dia da celebração festiva da Igreja que se prolonga pela oitava pascal e pelos cinquenta dias do Tempo pascal), no qual se diz «eis o dia que fez o Senhor, nele exultemos e nos alegremos» (Sl 118).

P. José Cordeiro

Reitor do Pontifício Colégio Português

Vigília de Pentecostes

Primeira Vigília de Pentecostes neste dia 08 de Junho na Comunidade a Partir das 22 Horas, encerramento 05 da Manhã de Domingo, com uma linda Celebração.


Minha História

Eu Me Chamo Manuel Dioclecio, Tenho 48 anos e moro em Fortaleza a 32 anos. Tenho três filhos Lindos, seus nomes: Wende, Wudson e Willyane. Minha Companheira se Chama Ana Lúcia. Moro na Periferia e tenho muito orgulho da minha Favela, as vezes a vida fica meio complicada na Favela, mas no final tudo acaba dando certo. Tenho um pequeno empreendimento, na verdade algo muito pequeno mesmo. Eu ouso chamar de Lan House, mas no sério é um projeto, quem sabe mais tarde não se torne uma Lan House como eu Gostaria que fosse... minha Profissão: Fotógrafo, adoro fotografia apesar de não está enxergando tão bem para a profissão mas ainda arrisco uns cliques. Sou orfão de Pai e Mãe os dois se foram a 2 anos, tenho sofrido com essa ausência quase insuperável mas tenho fé que vai passar com o tempo, vou me acostumar a acordar sem eles do meu lado.

VIOLENCIA

Violencia

Fortaleza enfrenta nos últimos meses o índice mais absurdo de violência das ultimas décadas. O fortalezense se encontra acoado na hora de sair de casa para o trabalho ou para o laser. As autoridades constituídas, aqueles que foram eleitos pelo povo e responsáveis pelo bem estar da população, parece estarem de braços cruzados e despreocupados em suas mansões apenas assistindo de camarote a destruição e o caus em que a Nossa Capital a quinta mais bonita do Brasil se tornou.
É lamentável que em ano de Eleição, de copa do mundo, de tantos eventos importantes, nós tenhamos que presenciar tantas cenas de selvageria e de descaso político em nossa capital e no nosso País que teimosamente cedia uma Copa do Mundo.
Francamente! Esse nosso País é uma Vergonha!

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